Ad Code

Ceará realizou 37.853 mil cirurgias eletivas em cinco meses de mutirão, 15 mil pessoas ainda aguardam na fila de espera

 

Crédito: Instagram/@evandroleitao




O Governo do Ceará divulgou, na manhã desta segunda-feira, 11, o novo balanço de cirurgias eletivas realizadas no Estado. Neste ano foram realizadas 37.853 cirurgias eletivas no Ceará até o último domingo, 10, e 15 mil pessoas ainda estão na fila de espera por procedimentos cirúrgicos.

O anúncio foi feito pelo governador em exercício Evandro Leitão, acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. O número de cirurgias feitas representa uma redução de cerca de 60% em relação à fila congelada no dia 31 de janeiro de 2023, que tinha 68.107 pessoas.

“Nós já atingimos uma grande meta: 60% das pessoas que estavam aguardando essas cirurgias já realizaram, ou seja, quase 38 mil procedimentos cirúrgicos. Mas nós temos ainda muitas pessoas que ainda não fizeram e aqui queremos convidá-los para que possam atualizar os seus cadastros”, afirmou Evandro.

O governador em exercício e a secretaria enfatizaram a importância da população atualizar os dados cadastrais para prosseguir com o procedimento. Além das 15 mil pessoas que estão aguardando para realizar as cirurgias, 16.300 pacientes da fila de espera não foram localizados pela equipe do programa.

“A gente tem em torno de 16 mil pacientes que já foram qualificados, foi tentado contato, e a gente não conseguiu localizar. Além daqueles que já faleceram ou que já realizaram a cirurgia. Então, retirando isso, nós temos aproximadamente 15 mil pacientes aguardando no procedimento cirúrgico da fila congelada [...] O que a gente pretende é reduzir ao máximo e operar o mais breve possível todo mundo que está entrando na fila”, afirmou a secretária Tânia Coelho.

Tânia ainda afirmou a possibilidade de reduzir a quase zero o número de pacientes da fila congelada até o final deste ano. Segundo a secretária, a demora pode ser em procedimentos mais complexos. 

O Hospital Leonardo da Vinci, por exemplo, já realizou 19,1 mil procedimentos cirúrgicos, nas áreas de otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, geral e de cabeça e pescoço.

No total, foram investidos cerca de R$ 170 milhões de recursos federais e estaduais no Plantão Cirurgias.

A população pode atualizar os dados e ter acesso a mais informações pela plataforma Ceará App ou pelo número 0800 280 5110.



Fonte: O Povo

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement